Fórum de Comunidades Tradicionais lança a campanha "Preservar é Resistir" em Ubatuba

A Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba (SP) aconteceu de 25 a 29 de junho e completou 91 anos de história e tradição popular com festa, procissão, música e produtos da culinária e artesanato das culturas caiçara, indígena e quilombola. O Fórum das Culturas Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba - FdCT, também participou dessa tradicional festa com a exposição fotográfica “Preservar é Resistir” na Tenda do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – IPEMA, e realizou no dia 28 de junho, sábado, o ato de lançamento da Campanha “Preservar é Resistir” - Em Defesa dos Territórios Tradicionais.

Após o jogo do Brasil e Chile, aconteceu o ato político do lançamento da Campanha “Preservar é Resistir” no palco da Vila Caiçara. O evento contou com as presenças das lideranças das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras de Ubatuba, e do prefeito de Ubatuba Maurício Moromizato. O coordenador do FdCT, Vaguinho do Nascimento, reiterou as falas da Laura do Quilombo da Fazenda, do caiçara Juninho de Ubatumirim, do José Werá da Aldeia Guarani Boa Vista, do Antônio do Quilombo da Caçandoca, do Jerry, representante dos pescadores da colônia Z10, além das presenças de Dauro, líder caiçara da Jureia, região do litoral sul paulista, e Anápuáka Muniz Tupinambá Hã Hã Hã, coordenador do Raízes Históricas Indígenas. Ao final dos discursos, o Coral da Aldeia Boa Vista, o grupo caiçara Fandango Ubatubano e o grupo "Ô de Casa" do Quilombo da Fazenda se apresentaram, mostrando a beleza das danças e cantos dos povos tradicionais.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no ato e centenas de pessoas que passaram pela 91 Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba, assistiram ao vídeo da campanha “Preservar é Resistir” projetado nos telões espalhados pela festa. Sábado, além da comemoração pela vitória do Brasil em mais uma etapa da Copa 2014, os povos tradicionais da Mata Atlântica comemoraram sua cultura e preservaram as raízes do Brasil!


 © 2014 por Fórum de Comunidades Tradicionais.

Criado por Núcleo de Comunicação Popular do FCT

  • Facebook Long Shadow
  • Vimeo Long Shadow
Fórum de Comunidades Tradicionais