A Campanha Preservar é Resistir na tradição e resistência de Angra dos Reis.

A Fundação Cultuar, órgão municipal responsável pela Cultura de Angra dos Reis, realizou no mês de agosto o evento Agosto Cultural, tradição e resistência. O Fórum de Comunidades Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba foi convidado para participar da programação com o ato de lançamento da Campanha Preservar é Resistir - Em Defesa dos Territórios Tradicionais.

Preservar é Resistir em Angra dos Reis

Na sexta-feira, dia 22 de agosto, representantes caiçaras da Praia do Sono, Pouso da Cajaíba, Ubatumirim e Frade, quilombolas dos Quilombos do Campinho da Independência e Bracui e indígenas pataxós e guaranis da aldeia Sapaucai ocuparam o palco do evento.

PeR_Angra_Fala_Indigena.jpg
PeR_Angra__Fala_Quilombo.jpg
PeR_Angra_Fala_Caicara.jpg

As falas dos comunitários tocaram nas questões que ameaçam a qualidade de vida dessas comunidades e colocam em risco a sobrevivência da Mata Atlântica. A Mata Atlântica estendia-se do Rio Grande do Sul ao Piauí e hoje resta um pouco mais de 10% de fragmentos da floresta nativa. Os territórios ocupados pelas comunidades tradicionais indígenas, caiçaras e quilombolas tem muita responsabilidade na manutenção desse bioma. Os discursos dos comunitários reforçaram essa responsabilidade e a preocupação com as investidas da especulação imobiliária e do turismo predatório.

PeR_Angra_Comumitarios_Juntos_Rua.jpg

O ato contou com a presença dos indígenas pataxós que vivem no Parque Mambucaba em Angra dos Reis, há 10 anos. Após a exibição do vídeo da Campanha “Presevar é Resistir”, os representantes das 25 famílias pataxós falaram sobre o processo de invisibilidade que vivem na região. Apresentaram várias danças e cantos, finalizaram convidando o público de cerca de 100 pessoas que compareceram ao evento, para dançar junto.

PeR_Angra_Exposicao.jpg
PeR_Angra_Video.jpg
PeR_Angra_pataxos.jpg

A programação da noite continuou com a Dança dos Velhos, uma tradição das folias católicas, apresentação do coral municipal e terminou com o grupo Senzala de capoeira."

Por Comunicação Fórum de Comunidades Tradicionais.

#angradosreis #campanha #exposição #filmecampanha #fórumdecomunidadestradicionais #indígenas #lançamentocampanha #território