Campanha “Preservar é Resistir - Em Defesa dos Territórios Tradicionais” será lançada em Petrópolis

Iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade à cultura, assegurar o acesso e avançar na regularização dos territórios tradicionais.

Dia 10 de novembro, segunda-feira, a população de Petrópolis e região terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as comunidades tradicionais.

A partir das 09h, no Palácio Itaboraí, uma roda de conversa com representantes do Fórum de Comunidades Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Caiçaras de Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba (FCT) e os representantes dos Quilombos do Tapera/Petrópolis e de Boa Esperança/Areal abrirão um espaço de discussão a respeito da diversidade cultural, dos modos de ser e viver e dos direitos das populações tradicionais.

Será apresentado o vídeo de lançamento da campanha e uma exposição com 30 imagens fotográficas que retratam um pouco do cotidiano e dos saberes e fazeres das comunidade tradicionais como a pesca, manejo agroflorestal, artesanato e festas.

O encerramento do encontro ocorrerá no período da tarde com uma visita ao Quilombo do Tapera para troca de informações e conhecimentos entre as 13 famílias que constituem a comunidade e os integrantes do FCT.

O evento foi organizado através de uma parceria entre o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis.

Serviço:

Lançamento da Campanha Preservar é Resistir - Em Defesa dos Territórios Tradicionais

Dia 10 de novembro, segunda-feira, a partir das 09h, Palácio Itaboraí e Quilombo do Tapera

Palácio Itaboraí - Fundação Oswaldo Cruz

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso – fone: (24) 2246-1430

Entrada livre.

Preservar é Resistir campanha Itaboraí

Por Comunicação Fórum de Comunidades Tradicionais

#campanha #fórumdecomunidadestradicionais #lançamentocampanha #petrópolis #palácioitaboraí