Quilombo da Fazenda e o senador Eduardo Suplicy

O senador da República Eduardo Suplicy solicitou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin na Plenária do Senado no dia 9 de dezembro, uma visita ao Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, SP, para finalizar uma novela de quase dez anos “escrita” pela Fundação Florestal, órgão estadual responsável pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Desde 2007 os quilombolas da Fazenda aguardam um “nada a opor” da Fundação Florestal já que a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva", o ITESP, órgão responsável pela demarcação de terras paulistas reconheceu o direito da terra quilombola a pedido da Fundação Palmares.

Os comunitários encaminharam uma carta ao senador Suplicy pedindo “que toda a comunidade esteja envolvida nesta negociação, que ela seja definitiva e pacifica para se chegar a um ótimo resultado”. A carta solicita uma audiência a ser realizada no Palácio dos Bandeirantes ou se possível no próprio Quilombo da Fazenda com as presenças do Governador de São Paulo e do secretario de Estado do Meio Ambiente, Sr. Paulo Rubens Risek.

Em novembro o senador conversou com as lideranças quilombolas José Pedro, Laura de Jesus Braga, Lucia Assunção, Graziela Braga, os colaboradores Lirca López do Instituto da Árvore, o fotógrafo e antropólogo Rodrigo Guimarães, entre outros, e foi informado dos problemas de relacionamento da comunidade com a direção do Parque Estadual da Serra do Mar. Ele pediu uma carta para organizar um encontro com o governador Geraldo Alkimin e o secretário estadual do Meio Ambiente e assim “resolver os obstáculos que assegurem o pleno reconhecimento do quilombo da fazenda e o direito das famílias que lá moram”. No discurso, segundo o senador, o governador Geraldo Alckmin já havia telefonado e informado que conhece a comunidade do Quilombo da Fazenda. O governador Geraldo Alckmin já deu um retorno para o pedido do senador Eduardo Suplicy, ele designou uma Audiência Pública com os representantes da Comunidade do Quilombo da Fazenda para o dia 05 de janeiro de 2015, às 09h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Confiram a carta da comunidade encaminhada ao Senador Suplicy.

Para saber mais sobre a luta do Quilombo da Fazenda e sua titulação:

http://www.preservareresistir.org/#!Vídeo-Reportagem-A-luta-pela-Titulação-do-Quilombo-da-Fazenda-em-Ubatuba-SP/ca81/8486C207-F59D-4620-A2C7-ABF2811D4476

O povo que planta e pesca,

canta, dança, faz festa, no seu pedaço de chão

abastece a sua mesa,

agradece a natureza em qualquer religião.

Seu lugar seu oratório,

tirar o seu território é calar a tradição.

Luís Perequê

Por Comunicação Fórum de Comunidades Tradicionais

#carta #desafetação #fórumdecomunidadestradicionais #quilombodafazenda #território #titulação #ubatuba