10º Fest Juá na praia do Sono

O Fest Juá é um evento que ocorre todo ano nas comunidades caiçaras da Reserva Ecológica da Juatinga (REEJ). Há dez anos, ele acontece em uma das comunidade caiçaras que compõe a reserva. Esse ano, a Praia do Sono foi o lugar escolhido para realização do 10º Fest Juá.

O evento deu inicio no sábado, 21 de março, na Praia do Sono, onde foi realizada a Ação social com a realização de algumas oficinas, palestras, atividades esportivas e culturais incluindo shows. A parte alta do Fest Juá é o tradicional torneio de Futebol de areia realizado entre os times formadas nas diferentes comunidades caiçaras da REEJ. O torneio de futebol deu inicio no dia 27 e terminou no dia 29 de março. Após disputadas partidas, a Praia do Sono consagrou-se campeã 2015, disputando com a comunidade da Juatinga uma partida que terminou num placar de 9 X 3. Os times finalistas são Praia do Sono em primeiro lugar, Juatinga em segundo e em terceiro lugar, o Pouso da Cajaíba.

A Coordenação Nacional Caiçara encontrou neste evento um ambiente fértil para divulgação de um movimento que foi criado em outubro de 2014 e vem buscando força e divulgando para mais caiçaras aderirem essa organização.

Para este evento foram pensadas e planejadas algumas atividades com o caráter de intervenção. No dia 28 de março, sábado, foi instalada uma tenda com exposições de fotos da campanha “Preservar é Resistir”. Ao lado da tenda foi organizado o Espaço do Desapego, com roupas, sapatos, livros e acessórios que foram doados e desapegados pelas pessoas das comunidades. No Rio da Barra, o lugar mais frequentado pelas crianças da comunidade, foi realizado uma gincana com as crianças onde as brincadeiras mais esperadas foram corrida de canoa (feminino e masculino) e corrida de saco.

Ainda dentro da programação, entre o intervalo do fim do jogo na tarde de sábado e o show da noite, foram exibidos os vídeos, “Preservar é Resistir” da campanha do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), o documentário “Criação da Coordenação Caiçara no Festejo Caiçara de Trindade” e “Homem Natureza”, outro documentário que fala sobre a luta da Praia do Sono contra o grileiro Gibrail Núbile Tannus e as dificuldades de morar tão isoladamente, sem assistência necessária na década de 90.

Este ano a conversa com o Prefeito, que sempre aconteceu nos últimos anos, foi adiada devido ao fato de ter sido marcada durante o jogo, o que acarretou na falta de caiçaras para compor a roda. Foi prometida uma conversa posterior ao evento, numa agenda combinada com antecedência das comunidades com o prefeito Casé.

As atividades promovidas pela Coordenação Caiçara e por integrantes do FCT foram positivas e renderam bons frutos, e assim seguimos lançando nossas sementes.

Por Comunicação Fórum de Comunidades Tradicionais.

Colaboração: Marcela Cananéa

#caiçaras #PraiadoSono #coordenaçãonacionalcaiçara #paraty #fórumdecomunidadestradicionais #território

 © 2014 por Fórum de Comunidades Tradicionais.

Criado por Núcleo de Comunicação Popular do FCT

  • Facebook Long Shadow
  • Vimeo Long Shadow
Fórum de Comunidades Tradicionais