FCT participará de encontro nacional de turismo de base comunitária em Brasília

Representantes do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT) – Indígenas Guarani, Quilombolas e Caiçaras – embarcaram para o 2º Encontro da Turisol – Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário. O evento – organizado pelo Projeto Bagagem e pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô – será entre os dias 12 e 14 de agosto, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB).

O Coordenador do FCT, Vagner do Nascimento, estará na mesa de debates com o tema: “Turismo Comunitário e Território: Desafios e Tensões”. O Fórum acredita que o Turismo de Base Comunitária (TBC) deve ter o protagonismo das comunidades. “Sem a garantia dos territórios, não existe TBC” – afirmou Vagner. Nas diversas atividades do evento, esses representantes participarão dos diálogos a partir das vivências acumuladas pelo Fórum, que trabalha com TBC desde 2007.

Além das experiências e da vontade de se aproximar de novos parceiros nesta importante rede nacional, os representantes estão levando na bagagem: artesanatos, imagens e mapas de bolso que destacam os roteiros de TBC de 15 comunidades Quilombolas, Indígenas e Caiçaras dos três municípios. Os representantes do FCT no encontro são: Vagner do Nascimento (coordenador), Robson Dias Possidônio (ABAT Trindade), Marcela Cananea (Comunidade Caiçara da Praia do Sono), Juninho (Sertão do Ubatumirim), Daniele Elias (Quilombo do Campinho da Independência), Júlio Karai (Aldeia Sapukai), Eduardo Di Napoli (Comunicação FCT/OTSS) e Erika Braz (FCT/OTSS).

Foto: Eduardo Di Napoli

#fórumdecomunidadestradicionais #exposição #Território #ObservatóriodeTerritóriosSustentáveiseSaudáveisdaBocaina #moçãodeapoio #caiçaras #comissãonacionaldospovosecomunidadestradicionais #trindade #lançamentocampanha #quilombolas #cunha #IIEncontroTurisol

 © 2014 por Fórum de Comunidades Tradicionais.

Criado por Núcleo de Comunicação Popular do FCT

  • Facebook Long Shadow
  • Vimeo Long Shadow
Fórum de Comunidades Tradicionais