Comunidade Caiçara realiza o 10º Festival de Inverno da Praia do Sono


Realizado entre os dias 22 a 24 de julho, o “X Festival de Inverno da Praia do Sono” foi organizado e protagonizado pela comunidade local e pela Associação de Moradores Originários da Praia do Sono (AMOSONO).

A atividade contou com a participação de diversas comunidades tradicionais da região. Estiveram presentes representantes de Tarituba; Pouso da Cajaíba; São Gonçalo; Trindade (AMOT e ABAT); Quilombo do Campinho (Amoqc); Grupo Cirandeiros de Paraty; Frade (Angra dos Reis); jovens remanescentes da Ilha Grande; praia da Enseada (Ubatuba); o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT); Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), Organização dos Caiçaras e Amigos (OCA) e o secundaristas do Movimento Estudantil de Angra dos Reis.

Instituições como a UFRJ, a URRJ-LEC, a Unicamp, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), Reserva Estadual Ecológica da Juatinga (REEJ/Inea) APA Cairuçu - ICMBio e a equipe do mandato de Flávio Serafini (Psol) também marcaram presença.

No sábado, dia 23, foi inaugurada no local a “Casa de Artesanato da Praia do Sono”, resultado do trabalho feito pelo Ponto de Cultura Caiçara da Juatinga. Essa ação tem como objetivo promover o fortalecimento dos artesões locais, por meio da criação de um espaço de mobilização e organização comunitária. A casa será gerida e protagonizado pelos artesões da comunidade.

Durante os três dias de festival, a programação contou com rodas de conversa sobre educação diferenciada, saneamento ecológico e a defesa dos territórios tradicionais. Também foram realizados o Cinema Caiçara, atividades de recreação infantil, confecção de placas informativa, desfile caiçara, oficina de ciranda, campeonato de surf, mutirão de limpeza na praia, bingo, fogueiras e comidas. As noites foram alegradas com a participação de grupos culturais como o Grupo Cirandeiros de Paraty, o Fandango Caiçara e o Jongo da comunidade do Quilombo do Campinho.

Fotos: Comunicação FCT


 © 2014 por Fórum de Comunidades Tradicionais.

Criado por Núcleo de Comunicação Popular do FCT

  • Facebook Long Shadow
  • Vimeo Long Shadow
Fórum de Comunidades Tradicionais