Flip Preta acontece pela primeira vez em julho no Quilombo do Campinho


O evento será realizado de 11 a 14 de julho e marca a resistência do povo negro e quilombola em Paraty-RJ e no Brasil.

Antes da literatura nasce a oralidade e toda sua imensidão. Antes de nos constituirmos enquanto povo brasileiro, somos povos africanos organizados nas diásporas, forjados seres múltiplos e plurais, aqui identificados como afro-brasileiros. Depois, nos tornamos quilombolas pela nossa luta e resistência pela reprodução da vida plenamente e em liberdade. Em meio a todo esse contexto, produzimos arte, cultura, saberes que são em sua essência, literatura. A oralidade dos saberes e resistências negras, que se transforma ao longo dos tempos se apresenta na Flip Preta do Quilombo do Campinho em 2019.

Originada de um sonho antigo da comunidade, a realização desse projeto se concretiza no ano de 2019 com a finalidade de marcar a luta e a resistência do povo negro e quilombola do Campinho e do país todo, através da literatura e da troca de saberes. Reuniremos escritoras e escritores, poetas, músicos, artistas, rappers, mestras e mestres da cultura popular em um encontro que vai transcender a literatura e suas dimensões nesse território chamado quilombo.

A programação vai de 11 a 14 de julho e acontece no Restaurante do Quilombo, pautada no protagonismo negro, teremos na Flip Preta shows, rodas de conversa, feira de livros e artesanatos, oficinas e com a presença griôs de diversos lugares do país e um espaço especial e carinhosamente preparado para as crianças. Todos os dias haverá uma feira preta de produtos sendo expostos à partir das 13h.

Traga uma camiseta para pintar com a tela da Flip Preta 2019, haverá telas e tintas para quem quiser levar pra casa a lembrança desse evento histórico. Em breve mais informações sobre a programação completa!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM BREVE!

Texto: Comunicação Popular FCT


 © 2014 por Fórum de Comunidades Tradicionais.

Criado por Núcleo de Comunicação Popular do FCT

  • Facebook Long Shadow
  • Vimeo Long Shadow
Fórum de Comunidades Tradicionais